
O nervo ciático inflamado, conhecido como ciatalgia, é uma dor que se origina na coluna lombar e se estende por todo o trajeto do nervo ciático, que vai desde a região glútea até a perna e o pé. Essa inflamação geralmente ocorre quando algo comprime ou irrita o nervo na sua saída da coluna, ou ao longo de seu caminho. É uma condição bastante incapacitante, que pode variar de um desconforto leve a uma dor aguda e constante. O diagnóstico correto é essencial para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado, buscando alívio e prevenção de futuras crises.
Principais causas da dor ciática
Hérnia de disco – A compressão do nervo por um disco que se deslocou é a causa mais comum.
Estenose do canal vertebral – O estreitamento do canal onde a medula e os nervos passam pode pinçar o ciático.
Síndrome do piriforme – O músculo piriforme, localizado na região glútea, pode comprimir o nervo.
Traumas e lesões – Acidentes ou quedas que afetam a região da coluna ou glúteo.
Má postura e sedentarismo – Contribuem para sobrecarga e enfraquecimento muscular.
Sintomas mais comuns
A dor ciática é caracterizada por uma dor que irradia, ou seja, ela se espalha da parte inferior das costas, passa pelos glúteos e desce pela parte de trás da coxa e perna, podendo chegar até o pé. Essa dor pode ser em forma de pontada, choque elétrico, queimação ou formigamento. É comum que se sinta dormência ou fraqueza muscular na perna afetada. Os sintomas geralmente pioram ao tossir, espirrar, ficar sentado por muito tempo ou ao realizar certos movimentos.
Tratamento e prevenção
O tratamento do nervo ciático inflamado visa aliviar a dor e tratar a causa subjacente. Na maioria dos casos, a abordagem é conservadora. Inclui repouso relativo na fase aguda, uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, e principalmente, sessões de fisioterapia. A fisioterapia trabalha no alívio da compressão, fortalecimento dos músculos da coluna e do core, e melhora da postura. A prevenção envolve manter um peso saudável, evitar o sedentarismo com exercícios regulares e focar em técnicas de levantamento de peso corretas para proteger a coluna.
Asa Sul
Clínica IONS
SEPS 712/912 Edifício Pasteur Bloco 1 Sala 111 – 70390-125
WhatsApp: (61) 99044-9784
www.ionsmed.com.br